15 agosto 2007

Qué que tu fez pra tá aqui?

por Zarathustra Jr.
Se eu não me engano, a doutrina espírita – e eu posso estar enganado, pois sou leigo em espiritismo e tenho apenas uma idéia rasa de como as coisas funcionam por causa do que já li ou ouvi a respeito sobre o assunto... U know: Chico Xavier, A Viagem, essas coisas... – a doutrina espírita vê a questão da reencarnação como um ciclo, uma espiral a qual todos estamos condenados a passar a fim de nos tornarmos seres mais evoluídos...

Sabe, isso significa, de uma maneira ou de outra, que todos que estão neste plano de existência - termo técnico (nem tão leigo assim, hã?) - são no mínimo retardatários. Somos retardatários porque é óbvio que não estamos no nível mais alto da espiral. Se tem alguma dúvida, se olhe no espelho, faça um exame de consciência e lembre-se de seu histórico escolar e seu currículo medíocres, ou dê uma olhada um pouco mais demorada nas pessoas que te cercam agora mesmo. Não existe prova mais evidente, entretanto, do que o fato do programa de Márcia Goldsmith ter voltado a ser exibido, e agora diariamente, e atendendo a pedidos! Definitivamente não estamos entre almas evoluídas.

E somos prováveis pecadores reincidentes. Estamos aqui pra tentar consertar algo que fizemos de errado em nossa vida passada; quando conseguir isso você vai pro próximo plano de existência. Parece vídeo-game? Nem é tão fácil. Temos que descobrir o que nos fez ficar nesse plano, em quê falhamos... E geralmente continuamos falhando. Não tenho a mínima idéia de quantos planos de existência ainda estão por vir, ou se estamos perto de zerar o jogo, mas tenho certeza que a señorita Goldsmith vai repetir de ano.

Bem, se serve de consolo, eu não sou a melhor pessoa pra se ensinar isso, e na verdade, só toquei nesse assunto de início porque me parece até certo ponto coerente com a minha visão das coisas, e minha situação no meio delas. Ora, sempre achei que tinha uma idéia bem mais evoluída do que as outras pessoas sobre vários assuntos. As pessoas são mesquinhas, grossas, estúpidas, e têm noções totalmente distorcidas sobre convívio social harmonioso. Eu não. Então porque ainda tô nesse raio desse plano de existência?? Ou a teoria espírita é falha ou eu não sou nem um pouco humilde... Mas isso seria absurdo!

De qualquer forma, resolvi que nesta vida vou acelerar o processo evolutivo das outras pessoas. Contribuirei com o avanço espiritual da humanidade através de uma série de ensaios e crônicas sobre diversos assuntos acerca do convívio social harmonioso. É claro que terei de pensar num jeito de acabar com o analfabetismo funcional também, mas já vamos fazer a fila andar bastante com as pessoas que lêem o jornal de domingo por causa da sinopse das novelas.

Apesar de ser claramente uma atitude altruísta de minha parte e de parecer um mero curso de auto-ajuda, essa série de crônicas, batizadas doravante de Assim Falei Sobre..., trará a minha opinião sobre temas do cotidiano abalizadas em conhecimentos da filosofia, sociologia, psicologia, antropologia e da física quântica em doses suficientes para transformar um macaco num virtuoso monge budista ou num militante sócio-político-ambiental zen, e tem na verdade a função de dar ao mundo um exemplo de como as coisas podem ser diferentes se encaradas por um prisma precipitadamente subestimado.

Aí, quem sabe, ainda poderei angariar pontos extras no meu escore final, lá no último nível da espiral... Mas talvez eu não aceite, a modéstia me impediria.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo, Paulo! Já sou seu fã (não seu puxa-saco), pois sempre fico no aguardo de sua próxima pérola sobre assuntos dominados tão bem (humoradamente) por você.

"Ora, sempre achei que tinha uma idéia bem mais evoluída do que as outras pessoas sobre vários assuntos"... Isso era antes de me conhecer, né (hehehe...)?

Abração!

Juniupaulo disse...

Na verdade, a culpa ou o mérito é todo de Zarathustra Jr. Mas vou passar pra ele.
Até a próxima.

Guto Amorim disse...

Massa!

Ah, só p lembrar...

http://ahsimpensei.blogspot.com

Pré-Inaugurado!

Se quiser agent faz uma troca de link! Blz?

flw

Juniupaulo disse...

Vamo negociar essa troca aê.

Anônimo disse...

Acho que o fato não ter um blog, fotolog, fotoflog, fotosite(?), orkut e adjascentes para divulgar, me dá a possibilidade de realmente ler o que tu escreve nesse belo blog, ao invés de apenas passar os olhos rapidamente, apressado, já tirando as calças para poder divulgar parte de meu acervo de idéias narcisistas...

Na verdade, eu não tenho a mínima idéia do que estou falando.

Gostei do que li. Vou voltar mais vezes.

Do seu amigo descartável(não uma coisa ruím, apenas uma alusão ao filme do sabonete, Clube da Luta), da ótima oficina de roteiro, Marcus.

Juniupaulo disse...

Muito obrigado por vir Marcus.
Nada de coisas e amizades descartáveis.O aquecimento global taí.

Fale mais sobre o que vc não tinha a mínima idéia. Vai abrir um blog tb? Se for, me avisa pra eu me preparar pra concorrência.

Cara, eu tenho que rever 'O Clube da Luta'.

Unknown disse...

juniu, vc ainda usa o orkut??? ia te mandar um link e tava com preguiça de abrir o e-mail...
dá um saque: http://www.desenblogue.com/