01 outubro 2008

Seqüências e Conseqüências


Harrison Ford está n'A Lista'.

Saiu essa semana a notícia de que está sendo escrito um roteiro pra uma continuação de Blade Runner, considerado um clássico da ficção científica AND um 'cult movie'. Não resisti fazer um comentário sobre a discussão que se criou sobre essa possível seqüência e as virtudes do filme original.

Eu vi o filme recentemente e não achei a coisa mais legal que eu já vi na vida não. Concordo que uma continuação não é necessária, mas só. Na verdade, acho que como ser nerd virou moda agora, e muita gente sabe que idolatrar Blade Runner é pré-requisito pra entrar pro clube, tem gente aí só fazendo pose. Mas isso é tão comum quanto essa mania que a gente (reconheço e me incluo) tem de ficar pré-julgando; essa historinha de "MEO DEOS! Vão estragar um clássico! Esses engravatados de hollywood não aprendem e etcetera"...

Minha teoria pra me conformar de ter uma opinião divergente da maioria é que simplesmente o tema do filme não é novidade pra alguém que viu primeiro os filmes inspirados/influenciados por Blade Runner.

Blade Runner, dizem (e eu acredito) que foi revolucionário na sua época, e por isso mesmo influenciou muitos outros filmes, que naturalmente adaptaram, exploraram, evoluíram vários conceitos seus. Eu vejo muita coisa de Blade Runner em Inteligência Artificial (substitua os replicantes pelo menino-robô que quer ser menino de verdade), Matrix, Exterminador do Futuro (a máquina superando o homem, criatura X criador), Minority Report e O Vingador do Futuro (futuro distópico), acho que até O Quinto Elemento tem alguma coisa.

Acho que Blade Runner é bem mais especial praquelas pessoas que viram o filme na época do lançamento e depois (pq soube q o filme só virou 'cult' anos depois, quando saiu em video) e aí não esquecem daquela revolução cerebral e tal. Agora, eu já até tinha lido Dom Casmurro antes de ver Blade Runner, entende?

Ainda me consolo imaginando que provavelmente vou curtir mais os vários detalhes do filme à medida que for revendo e revendo. Pelo menos é o que diz todo mundo que não gostou de primeira.

Well... Vamos parar de reclamar só um pouco da crise de criatividade da indústria cinematográfica e que venha Tropa de Elite 2, Carros 2, Toy Story 3, Homem-Aranha 4 e 5...

Um comentário:

Guto Amorim disse...

Eu ainda não assisti Blade Runner.
E tenho vergonha disso, sim.